Queda de ranqueamento: maneiras seguras de evitar em seu site

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Nesse artigo você vai ver:

Entenda como lidar com a queda de ranqueamento no Google em seu site

Seu site está com queda de ranqueamento no Google? Leia o artigo que preparamos e saiba como lidar com isso!

O Google é o mecanismo de busca mais utilizado no mundo, e a queda de ranqueamento nesse buscador pode ter grande impacto na sua estratégia digital. 

Com tantos usuários que chegam ao Google todos os dias, não é de se admirar que as empresas estejam tentando descobrir como podem obter suas páginas listadas na primeira página de resultados para palavras-chave relevantes e manter ou alcançar melhores posições no buscador. 

Mas isso não é tão fácil quanto parece. Você não pode simplesmente usar qualquer palavra-chave antiga e esperar que ela aumente sua classificação, ou atuar de qualquer maneira na internet, há técnicas específicas que você precisa conhecer se quiser que as pessoas encontrem seu site mais facilmente.

No artigo de hoje, trouxemos algumas dicas que vão ajudar você a lidar com a queda de ranqueamento no Google com mais facilidade.

Tenha um site responsivo

Antes mesmo de pensar em otimizar seu site para o Google, é importante ter certeza de que ele seja responsivo. 

O Google classifica automaticamente seu site mais alto se ele for bem projetado para celular.

Dessa forma, fazer isso contribui para evitar a queda de ranqueamento. 

Se seu site não for responsivo, ele aparecerá quebrado nos resultados de pesquisa do Google para celular, o que significa que muitos clientes em potencial provavelmente estarão clicando longe de seu site antes mesmo de terem a chance de ver o que você tem a oferecer.

Usar palavras-chave chamadas de “long-tail

As palavras-chave de cauda longa são frases que têm duas ou mais palavras e são muito mais específicas do que palavras-chave de uma palavra. 

Por exemplo, uma palavra-chave de uma palavra como “camisetas” traria resultados para todo tipo de camiseta, mas uma frase de duas palavras como “camisetas para homens” traria resultados apenas para as camisetas de homens.

Como essas frases são mais específicas, você será capaz de classificá-las com menos competição. 

Quando você estiver decidindo quais palavras-chave usar em seu site, é melhor escolher palavras-chave de cauda longa com 2-3 palavras. 

Você não quer ser muito específico com suas palavras-chave, ou corre o risco de perder o tráfego de pessoas que estão apenas navegando casualmente e não usam uma frase específica quando pesquisam.

Essa é outra estratégia que vai ajudar você a evitar ou mesmo a lidar com queda de ranqueamento.

Criar conteúdo de qualidade

Muitas pessoas ignoram isso, mas o primeiro passo para subir no ranking do Google começa com a criação de conteúdo de alta qualidade. 

Isso significa que você precisa estar usando a gramática correta, usando verbos de ação e mantendo seus parágrafos curtos. 

Você deve responder às perguntas de seus leitores, e o conteúdo deve ser escrito de forma a ajudar as pessoas a resolver seus problemas

Se você estiver criando um conteúdo de qualidade, ele naturalmente será mais atraente para os algoritmos do Google, o que significa que ele será mais bem classificado nos resultados de pesquisa. 

Uma coisa a ser observada, no entanto, é que, se você quiser se classificar para uma palavra-chave, você precisa usar essa palavra-chave em seu conteúdo. 

É fácil se deixar levar pela escrita e acidentalmente incluir demasiadas palavras-chave, o que pode realmente fazer mais mal do que bem.

Lembre-se que uma das principais preocupações do Google é entregar material de valor para os usuários de suas plataformas, e isso, inclusive, é um dos objetivos que ele vem considerando ao realizar suas atualizações, como, por exemplo, o core update, o que fez com que muitos sites tivessem queda de ranqueamento.

Focar a qualidade de suas produções e postagens ajudará você a otimizar sua performance nesse aspecto. 

Desenvolver backlinks

Backlinks são links de outros sites que apontam de volta ao seu site.

Ter outros sites com links para seu site é uma boa maneira de ganhar mais tráfego, mas o Google não gosta disso. 

Você pode tentar fazer com que outros sites tenham links para o seu site, mas é muito mais eficaz se você fornecer valor a outras pessoas. 

Uma maneira de obter ligações em atraso e subir na classificação no Google é através de posts de convidados.

Isto é quando você escreve um artigo para um site e o publica nesse site. 

Uma vez que seu artigo é publicado, o proprietário do site pode adicionar um link para o seu site. 

Você também pode criar seu próprio blog e link para outros sites em suas postagens, o que lhe ajudará a trazer mais tráfego a longo prazo.

Use o Google Adwords

Se você quiser subir no ranking do Google rapidamente, você pode fazê-lo comprando espaço de anúncios no Google.

Isso fará com que seu website apareça mais alto nos resultados de busca, mas durará apenas por um tempo limitado. 

Os anúncios são onde muitas pessoas começam quando querem subir na classificação no Google, porque eles são rápidos e fáceis de configurar, além de possuírem um impacto imediato. 

Entretanto, é importante notar que, se você escolher este caminho, seu site provavelmente cairá na classificação uma vez que o anúncio tenha terminado. 

Isso é porque o Google reconhecerá que você pagou para ser listado mais alto e baixará seu site novamente, assumindo que você não tem um bom conteúdo e está simplesmente pagando para estar lá.

 Você pode, entretanto, mitigar isso criando um ótimo conteúdo, o que tornará seu anúncio mais eficaz e aumentará sua taxa de cliques.

Publicar palavras relacionadas

Outra estratégia que vai ajudar você a lidar com a queda de ranqueamento e que também você pode fazer para aumentar sua classificação no Google é encontrar palavras-chave que aparecem perto de sua palavra-chave principal.

Por exemplo, se sua palavra-chave principal for “direito tributário”, palavras-chave como “impostos” e ” planejamento tributário” apareceriam perto de sua listagem. 

Você pode tirar proveito dessas palavras adicionando-as ao seu título, aos cabeçalhos e à URL.

Fazendo isso, sua listagem aparecerá mais atraente para as pessoas que estão casualmente navegando e usando palavras-chave diferentes quando pesquisam. 

Estas são coisas simples que você pode fazer para aumentar sua classificação no Google sem ter que escrever centenas de páginas de conteúdo novo.

Mostrar melhoria contínua

Uma coisa que o Google valoriza muito é que seu site está melhorando continuamente.

Isso significa que você deve estar sempre atento a formas de melhorar o conteúdo e a funcionalidade de seu site. 

Se você fizer uma mudança em seu site e isso tiver um impacto positivo, então você deve estar certo de informar o Google. 

Há várias maneiras de fazer isso, tais como adicionar seu site ao Google My Business, incluindo seu código de rastreamento Google Analytics e conectar suas contas de mídia social ao Google.

Escrever conteúdo único com palavras-chave

Se você quiser se classificar bem no Google, você precisa criar um conteúdo único com as palavras-chave que você deseja classificar para ser incorporado em todo o processo. 

Isso significa que você não deve reescrever o mesmo artigo uma e outra vez para palavras-chave diferentes. 

É tentador fazer isso, especialmente se você estiver tentando classificar para muitas palavras-chave diferentes com uma quantidade limitada de conteúdo. Entretanto, esta é uma má prática e lhe causará mais danos do que benefícios. 

Você pode usar ferramentas como o Google Keyword Planner para ver quais palavras-chave você deve usar em seu conteúdo e para ter uma ideia do nível de competição.

Esse tópico é importante para lembrar a você que a criação de conteúdo de qualidade deve estar intimamente ligada ao uso estratégico de suas palavras-chave, afinal essa é a melhor maneira de fazer o seu conteúdo chegar aos usuários para os quais foram destinados.

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