Marketing Contábil - Sites para Contabilidade
skip to Main Content

Entenda como limpar um site invadido

Entenda Como Limpar Um Site Invadido

Saiba como limpar um site invadido

Você quer saber como limpar um site invadido? Leia o artigo que preparamos e entenda!

Que a tecnologia nos trouxe várias comodidades, isso é fato, mas um ponto importante e que deve ser considerado é que ela também nos deixou vulneráveis a muitas situações, não sendo raro que ocorram invasões a páginas de internet.

No artigo de hoje, vamos conversar sobre como limpar um site invadido.

Nesse contexto, a gente identificará quais as principais causas as quais possibilitam que um site seja hackeado, como prevenir essa situação, como lidar com o bloqueio de servidores e como limpar um site invadido.

Sendo assim, continue conosco até o final e boa leitura!

Quais as principais causas de invasão? 

Entender quais os principais motivos que levam páginas de internet a serem hackeadas vai ajudar você, que deseja saber como limpar um site invadido, a proteger melhor o seu empreendimento, e isso vale também para o seu site de contabilidade.

As causas que levam alguém a invadir páginas de internet, principalmente de empresas, no geral, costumam ser a possibilidade de obter algum ganho financeiro.

Também, existem aqueles que têm como objetivo apenas se desafiar e superar seus limites, mesmo que isso signifique ir de encontro a lei e causar prejuízos a terceiros.

Temos situações de cunho político e ideológico, quando um grupo de hackers não simpatiza com as atitudes de uma determinada empresa etc.

Porém, vale lembrar que, independente da situação, a prática de invasão de páginas de internet é criminalizada pela Lei 14.155, de 27 de maio de 2021, a qual altera o nosso Código Penal, alterando a redação do art. 154 -A:

“Art. 154-A. Invadir dispositivo informático de uso alheio, conectado ou não à rede de computadores, com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização expressa ou tácita do usuário do dispositivo ou de instalar vulnerabilidades para obter vantagem ilícita:

Pena – reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa.

Mas, obviamente, você não precisa expor o seu negócio à ação errada de terceiros para ter que apelar para o nosso judiciário, é importante buscar formas de proteger o seu negócio.

No próximo tópico, vamos ajudar você que deseja saber como limpar um site invadido a fazer isso no seu site contábil.

Como prevenir a invasão?

A fim de  que você possa prevenir a invasão em seu site, uma das dicas importantes é criar uma rotina de mudança de senha de acesso.

Todavia, isso não basta, quando se trata de senhas de acesso, é fundamental que você crie senhas fortes, utilizando letras maiúsculas, minúsculas, caracteres especiais e números.

Utilize, em suas máquinas, antivírus e firewalls e mantenha-os atualizados.

Evite conectar em sua máquina hardwares que possam estar infectados, como pendrives e HDs externos.

Busque fazer uma gestão de riscos de internet, levantando as principais brechas existentes em seu escritório contábil, isso vale inclusive para aquelas que podem ser alvo de engenharia social.

Estabeleça maneiras de lidar com cada uma delas.

Como identificar que o site foi invadido?

Um dos principais sinais de que o seu site foi alvo de invasão é o aumento no número de páginas.

Isso porque, quando isso acontece, o hacker pode utilizar a criação de novas páginas para seu benefício próprio.

Tal situação acontece, por exemplo, no caso de invasão de palavras japonesas: são criados espaços com esse idioma para facilitar a venda de produtos falsificados pela internet, o que irá gerar receitas para o criminoso.

Outra maneira de saber se, de fato, você foi vítima desse tipo de situação é acompanhar constantemente o espaço usado do seu disco.

Quando há uma invasão, geralmente há aumento no espaço utilizado.

Ainda, a busca por conteúdo que não está de acordo com o seu site, ou seja, que não pertence a ele é outra maneira de verificar se o seu site foi realmente invadido.

Para isso, basta que você apenas utilize os atributos de pastas e de arquivos, identificando datas e horários em que houve alterações.

Você conseguirá fazer isso utilizando “find”, comando que deve ser inserido no shell, o qual possibilita que você busque arquivos que foram modificados a partir de uma determinada data.

Abaixo, segue um código que poderá ajudar você a localizar os arquivos alterados nos últimos 30 dias por meio do “shell” do seu site:

find.  -type f -mtime -30

find.  -type d -mtime -30

Lembrando que, para isso, é essencial conhecer um pouco mais sobre a linguagem de programação que foi usada para escrever o seu site.

Como limpar um site invadido

Identificada a invasão, seguir as dicas constantes nas próximas linhas ajudará você a lidar adequadamente com a situação.

Inicialmente, é fundamental que você conte com um backup totalmente íntegro do seu site, o qual esteja sem material relacionado à invasão.

Você também deverá contar com o acesso FTP e SSH do respectivo site, isso facilitará bastante a restauração da sua página.

Além disso, será necessário contar com acesso à internet e ao banco de dados das suas páginas.

Essas informações vão ajudar você, que deseja saber como limpar um site invadido, a colocar sua página dentro da normalidade novamente.

Porém, é preciso deixar claro que não existe uma regra específica para isso, tudo dependerá da plataforma e do tipo de invasão que ocorreu.

Isso porque existem invasões que são bem simples de serem resolvidas, todavia outras dão muito mais trabalho.

Nesse sentido, conhecer a plataforma na qual o seu site está inserido e os recursos neles disponíveis vai ajudar você a lidar da forma adequada com essa situação.

Então, o passo mais simples que vai ajudar você a restaurar seu site da maneira correta é restaurar o backup.

Mas lembre-se que, após realizar essa operação, pode ser necessário atualizar seus plugins, temas e CMS (Content Management System, ou, em português, Sistema de gestão de Conteúdo).

Tal medida contribui para que ele volte a operar como antes.

Esses são os passos que vão ajudar você, que precisa saber como limpar um site invadido, a normalizar a situação da sua página.

Grupo DPG: investimos em segurança para oferecer mais tranquilidade aos nossos clientes

Como vimos em nossa conversa, são vários os motivos que podem fazer com que alguém queira invadir uma página de internet, mesmo que isso vá contra a lei.

Nesse contexto, é fundamental buscar formas de proteger o seu negócio, e saber como limpar um site invadido ajuda você a contornar a situação com mais agilidade, caso venha a ser vítima.

Então, aproveitamos para expor que nós, do Grupo DPG, somos uma agência de Marketing para contadores que entende de segurança da informação, investimos pesado nessa área e temos a expertise necessária para ajudar seu escritório a ter uma presença digital eficiente.

Clique no ícone presente no lado esquerdo da sua tela, converse com um de nossos especialistas e tenha mais detalhes sobre as vantagens de contar com o nosso apoio para usar a internet com eficiência em seu escritório contábil!

CLIQUE AQUI PARA E DEIXE SUA PRESENÇA DIGITAL MAIS SEGURA!

Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco

Para entrar em contato conosco é bem simples, basta acessar o nosso portal Grupo DPG. No rodapé da página, você encontrará as informações necessárias para conversar conosco da forma mais direta possível. 

Se você preferir, pode utilizar o formulário de contato para que nossos especialistas retornem o contato com muita brevidade. É possível, ainda, utilizar um meio síncrono, utilizando o aplicativo WhatsApp; para isso, basta clicar no ícone, no canto inferior direito da página.

Somos uma Agência de Marketing Digital para Contadores e Advogados em SP. Com certeza, podemos ajudá-lo a transformar o seu negócio!

Vamos elevar sua empresa ao próximo nível?

Estamos esperando por você… até logo.

Acesse nosso Facebook: @GrupoDPG.Digital

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO!

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

    Classifique nosso post post
    Summary
    SEU SITE WORDPRESS FOI IVADIDO DESCUBRA AGORA COMO LIMPAR BLOG - Entenda como limpar um site invadido
    Article Name
    Entenda como limpar um site invadido
    Description
    Saiba como limpar um site invadido. Leia o artigo que preparamos, entenda tudo sobre o assunto e tenha um site mais seguro.
    Author
    Publisher Name
    Grupo DPG
    Publisher Logo
    This Post Has 0 Comments

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Back To Top
    ×Close search
    Search
    Recomendado só para você!
    O gerenciamento de redes sociais é fundamental para os escritórios…